APL Biodiesel da Afubra é referência Nacional

 O Arranjo Produtivo Local do Biodiesel da Afubra é uma referencia nacional na área da sustentabilidade. Em 2016 totalizou a produção e uso de mais de meio milhão de litros de Biodiesel a partir de óleo de cozinha usado com a participação de 485 escolas, divididas em 89 municípios. A iniciativa mobilizou mais de 138 mil estudantes e quase 18 mil professores nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná.

Em visita técnica o CEO - Diretor Executivo - de um dos maiores Consórcios de Municípios do país, o Consórcio Intermunicipal da Região Oeste Metropolitana de São Paulo, ou simplesmente CIOESTE, conheceu o APL Biodiesel da AFUBRA em Santa Cruz do Sul/RS, que opera desde 2009 com tecnologia da Biotechnos Projetos Autossustentáveis.

 Acompanhe o depoimento do Dirigente:

É semana do meio ambiente, encontrei sustentabilidade!
Francisco Maciel

"Viajei longe, de São Paulo para o interior do Rio Grande do Sul, para conhecer o que seria uma pequena Usina de Biodiesel. O que encontrei, na verdade, foi uma pérola. Talvez um dos arranjos com maior impacto sócio-ambiental do país, operando coleta do nocivo óleo residual alimentar via educação e mobilização ambiental em 420 escolas espalhadas por 3 estados, a unidade de bioenergia da Afubra, além de estar chegando perto de seus 10 anos de história, tem também o pioneirismo no uso real automotivo do B100. São anos de experiências, testes e de tratativas comerciais que estão ali compilados na prática, como um manual para a viabilização da inserção do biodiesel de óleo alimentar no ciclo produtivo usual da sociedade contemporânea brasileira, com sensíveis impactos positivos na sua cadeia de valor econômico, nas mudanças climáticas, bem como para a educação ambiental, que ali se traduz em tangibilidade. É semana do meio ambiente, encontrei sustentabilidade".

Francisco Maciel é o CEO do CIOESTE (Diretor Executivo) - Consórcio Intermunicipal da Região Oeste Metropolitana de São Paulo. Sócio presidente do Grupo Bravo Ambiental, foi Presidente da Iniciativa Verde. É especialista em recursos renováveis e Meio Ambiente, participou da Conferência do Clima da ONU de Paris COP21 e é formado pela Escola Politécnica da USP, a Universidade de São Paulo.

CIOESTE

A soma do PIB das oito cidades - Barueri, Carapicuíba, Cotia, Itapevi, Jandira, Osasco, Pirapora do Bom Jesus e Santana de Parnaíba -, parte localizada na Região Metropolitana de São Paulo, que integram o CIOESTE equivale a mais de 2% do PIB Nacional, com uma população de quase dois milhões de habitantes.