Com tecnologia da Biotechnos 1° Usina de Biodiesel do DF está em operação

Biotechnos realiza revisão da Usina e treinamento de Equipes da Embrapa e Caesb

 

Entregue em 2014 a pequena planta de Usina de Biodiesel da Biotechnos tem capacidade para a produção de 1 mil litros de biodiesel dia/turno de 8 horas. Com alto desempenho, eficiência e qualidade a Usina foi instalada em Projeto realizado em pareceria entre a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa Agroenergia) e a Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb), através da Fundação de Tecnologia Florestal e Geoprocessamento (FUNTEC) com recursos da Empresa Pública Brasileira de Fomento à ciência, tecnologia e inovação (Finep).

O projeto prevê a produção de Biodiesel exclusivamente a partir de óleo de cozinha usado e o biocombustível utilizado em veículos de transporte e geradores de energia elétrica, contribuindo para a proteção da água e a redução de emissões de gases de efeito estufa (GEE).

De acordo com a Caesb, são gastos cerca de R$ 500 mil todos os anos em manutenção das redes de saneamento ambiental devido ao descarte inadequado de óleos e gorduras residuais (OGR). Estima-se um custo de R$ 0,50 por litro de óleo que é descartado no ralo da pia. Estudos indicam o descarte de aproximadamente 1,5 bilhões de litros de OGR no Meio Ambiente ao ano por cerca de 50 milhões de residências e pequenos estabelecimentos do ramo da alimentação no Brasil.

O treinamento das equipes operacionais e a revisão das máquinas e equipamentos são ações previstas e contemplam os processos que a Biotechnos dispõe de acompanhamento e atendimento ao cliente. Os profissionais da Biotechnos destacados para as ações em Brasília/DF foram o Engenheiro Roney Bordignon e o técnico Juliano Antunes.

A Biotechnos detém expertise na constituição de Arranjos Produtivos Locais (APL's) e é líder no Mercado das pequenas plantas de Usinas de Biodiesel no Brasil.

www.biotechnos.com.br

Modelo da Usina de Biodiesel UB 1.000 instalada para a Embrapa e Casb em Brasilia/DF